Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA

Autenticação

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Conferência| Luísa Cymbron PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2017 // 19:00 h
27-01-2017

Emilia Boldrini (pormenor, Inv. MNM IMG 022) Na próxima conferência integrada na programação alusiva à exposição "Cantores de Ópera - Coleção de gravuras do Museu", Luísa Cymbron, investigadora e professora do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, apresentará o tema "Fazer chorar, horrorizar, morrer cantando: Cantores de ópera italiana no período Romântico". Segue-se um momento musical com Ana Paula Russo, João Paulo Santos, Ariana Russo, Bruno Almeida e João Oliveira. A entrada é livre.

Integrada no âmbito da exposição temporária "Cantores de Ópera - Coleção de gravuras do Museu", esta conferência surge com a intenção de abordar a realidade musical em Portugal e na Europa entre o final do século XVIII e o início do século XX.

SOBRE LUÍSA CYMBRON

Luísa Cymbron doutorou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, onde também ensina. Desde 2007 é membro do CESEM. As suas áreas de investigação centram-se na música portuguesa do século XIX e na recepção do repertório italiano e francês em Portugal e nas relações musicais entre Portugal e o Brasil, durante o mesmo período. É autora, em colaboração com Manuel Carlos de Brito, de “História da Música em Portugal” (1992) e organizou na Biblioteca Nacional de Portugal a exposição “Verdi em Portugal 1843-2001”. Em 2012 publicou o volume de ensaios “Olhares sobre a música em Portugal no século XIX:  ópera, virtuosismo e música doméstica” (CESEM – Edições Colibri). Tem colaborado em diversos projetos de investigação em Portugal e no estrangeiro, como por exemplo: The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe (Musical Institutions and the Circulation of Music and Musicians in Europe 1600-1900) da European Science Foundation, “The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal”, “Theater of Laughter: Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900)” e “La Recepción de la Ópera Italiana y Francesa en España (1790-1870)” da Universidade de Salamanca. É autora de vários artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. Tem realizado em Portugal concertos comentados e outras atividades de divulgação procurando captar novos públicos para os fenómenos e repertórios que estuda. Fonte: CESEM

SOBRE A EXPOSIÇÃO “CANTORES DE ÓPERA”

Comissariada por José Manuel Russo e Ana Paula Russo, a exposição "Cantores de Ópera - Coleção de gravuras do Museu"dá sequência ao trabalho desenvolvido em torno do núcleo de iconografia do Museu, apresentando 57 peças, retratando 51 artistas que se apresentaram no Teatro Nacional de São Carlos ou em grandes palcos europeus.

A exposição parte da coleção do Museu para encetar um processo de (re)descoberta e homenagem a um conjunto de cantores e cantoras de ópera que fizeram as delícias de melómanos na Europa entre o final do século XVIII e o início do século XX, e que hoje se encontram quase esquecidos.

Inaugurada por ocasião do Dia de Santa Cecília, a exposição estará patente até 27 de Fevereiro de 2017.