logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Dominic Mancuso Group PDF Print E-mail
Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2016 // 18:30 h
11 February 2016

Dominic Mancuso Group

Dominic Mancuso Group é um grupo canadiano liderado por Dominic Mancuso, vencedor do Juno Award (o Grammy canadiano) e que junta músicos que representam uma diversidade de tradições artísticas e culturais (Italiana, Cubana, Mexicana, e Norte Americana). Estará no Museu Nacional da Música para, no âmbito do projeto “Performigrations” apresentar o álbum “Sub Urban Gypsy” de 2014, onde explora a diversidade cultural e a cultura global. Entrada livre.

 

Com a digressão “One World / No Borders”, o Dominic Mancuso Group procura transportar o seu som no percurso inverso ao dos imigrantes: do Norte ao Sul, do Canadá à Europa do Sul, passando por Portugal, Espanha, Itália e Malta. Esta digressão tem a promoção oficial da “European Network PERFORMIGRATIONS: People Are the Territory” e conta com o apoio do Conselho do Canadá para as Artes e do programa Richmond Hill Cultural Grant. Pretende moldar um território, abarcando e partilhando a pluralidade de histórias e tradições das várias proveniências do Mundo, provando que a música é, de facto, a forma de arte ideal para o encontro e aceitação entre os povos.

 

 

- PERFORMIGRATIONS -

 

Performigrations” é um projeto internacional que explora a intersecção entre a performance cultural pública, a arte colaborativa e a investigação académica em torno das mobilidades. Propõe-se uma nova conceção dos "territórios", que enfatize as práticas performativas das pessoas que neles se movem.

 

Com início em Abril de 2014, o projeto “Performigrations” prolonga-se até Março de 2016, incluindo a organização de oito eventos culturais e exposições colaborativas de arte, envolvendo diversas instituições e públicos na Europa (Bolonha, Klagenfurt, Atenas, Lisboa e Valeta) e Canadá (Montreal, Vancouver e Toronto).

 

A organização em Portugal está centrada no Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Dança (INET-md) e Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), tendo como parceiro o Museu Nacional da Música. Estas instituições colaboram com a perspetiva de trazer a Lisboa uma série de artistas internacionais para tocar com músicos locais e encher o ar de Lisboa com sons do mundo.

 

Integrando a programação associada ao “Performigrations”, o Museu acolhe ainda um conjunto de projetos artísticos com uma seleção de artistas envolvidos em intervenções móveis de caráter colaborativo. Para 9 de Março fica ainda agendada uma Mesa Redonda subordinada ao tema “Música e Cultura Expressiva no âmbito da Experiência Migratória: Circulação, Criatividade, Agentividade”.

 

 

- PARCEIROS -


FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA -

 

A FCSH-UNL é uma das instituições que lideram a formação doutoral em Portugal. Todos os programas doutorais que oferece foram redesenhados de acordo com as diretrizes de Bolonha, criando um conjunto diversificado de opções. A FCSH-UNL é pioneira no que se refere à interdisciplinaridade e à disseminação da investigação através de ações culturais. Desde a sua criação, a articulação entre os diferentes domínios das ciências sociais e das humanidades tem sido a tónica dominante na sua missão. É reconhecida pela sua colaboração produtiva entre historiadores, sociólogos, antropólogos, etnomusicólogos, geógrafos, filósofos e especialistas na área da comunicação – todos domínios incluídas no projeto Performigrations. Esta colaboração bem-sucedida encontra-se plasmada numa rede sólida de unidades de I&D.

 


INET-MD INSTITUTO DE ETNOMUSICOLOGIA CENTRO DE ESTUDOS EM MÚSICA E DANÇA -

 

O INET-md é uma unidade de investigação interdisciplinar, com sede na FCSH-UNL e três polos no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro (DeCA-UA), na Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa (FMH-UL) e na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto, do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP).

 

O INET-md desenvolve investigação multidisciplinar, criação e performance nos domínios da música e da dança. O Instituto oferece também programas doutorais e de pós-graduação. Os seus investigadores desenvolvem ações científicas e culturais destinadas aos especialistas e ao público em geral, algumas em colaboração com diversas comunidades e instituições de âmbito local, nacional e internacional.  Desde a sua fundação em 1995, a música e a migração tem sido um dos temas de investigação desenvolvidos por investigadores do INET-md.

 

O INET-md, sedeado na FCSH-UNL, contribuiu para a conceção da Instalação Artística do Performigrations e com conhecimento sobre música e migração.  

 

Colaborou igualmente,  em parceria com o Museu Nacional de Música, na organização e  divulgação de eventos culturais, focando a música e migração, destacando artistas de Portugal e do Canadá.  Serviu igualmente no Comité Científico do projeto e apoiou a angariação de apoios e a promoção de eventos aos níveis local e internacional. O INET-md contribuiu ainda para as atividades de comunicação e promoção em Portugal, através da organização de seminários.