logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: 'Um Músico, Um Mecenas 2016' - 4.º Concerto PDF Print E-mail
Sábado, 30 de Julho de 2016 // 18:00 h
05 July 2016

José Carlos Araújo O 4.º concerto da edição 2016 do ciclo “Um Músico, Um Mecenas” terá como pano de fundo a música ibérica do século XVIII, apresentada por José Carlos Araújo com recurso aos clavicórdios setecentistas da coleção do Museu Nacional da Música. A entrada é livre.

 

 

SOBRE OS INSTRUMENTOS MUSICAIS QUE IRÃO SER TOCADOS

 

O clavicórdio, por ser um instrumento portátil e económico, de som pouco volumoso, podia-se encontrar nos domicílios de particulares e prestava-se sobretudo ao estudo e ensino da música. Assumiu também um importante papel na prática musical dos conventos e igrejas. O tom verde exterior e a cor vermelho tijolo do interior são duas características comuns nos clavicórdios de construção portuguesa, cujos teclados tinham geralmente as teclas naturais em buxo e as acidentais em pau santo. As cordas, duas por cada tecla, eram em latão. O Museu Nacional da Música possui um núcleo de clavicórdios setecentistas das oficinas lisboetas e portuenses de inestimável valor organológico. O clavicórdio MM 413, de autor desconhecido, é um desses exemplares e está classificado como Tesouro Nacional. O clavicórdio MM 419, também de autoria desconhecida, foi possivelmente construído no sul da Alemanha, mas a sua proveniência é incerta. Diferencia-se do primeiro especialmente pelas características da caixa.

 


SOBRE O MÚSICO-MECENAS

 

José Carlos Araújo estudou instrumentos históricos de tecla e interpretação de música antiga em Lisboa. Apresenta-se regularmente em recitais de cravo, pianoforte e órgão, com programas que procuram privilegiar sobretudo a música de autores ibéricos dos séculos XVI a XVIII.

 

A par de diversos órgãos históricos portugueses, dedicou gravações discográficas ao cravo J. J. Antunes de 1758 (Tesouro Nacional) e ao pianoforte H. van Casteel (1763), instrumentos que – resultado de colaboração com o Museu Nacional da Música – pôde também dar a ouvir em concerto. Recebeu o Primeiro Prémio do Concurso “Carlos Seixas”, atribuído pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em celebração do tricentenário do compositor, em 2004. Realizou ainda ciclos completos de recitais dedicados à música para cravo de Bach (“Variações Goldberg”, 2007 / “Toccatas”, 2010 / “Partitas”, 2013).

 

Colaborou com o Teatro da Cornucópia para a produção de “A Tempestade” dirigida por Luís Miguel Cintra (2009), e com formações como o Coro Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Alma Mater ou Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Integra o Ensemble MPMP e a orquestra barroca Divino Sospiro. Gravou para a RTP e para a RDP – Antena 2.

 

Inaugurou em 2012 o selo discográfico “melographia portugueza” (ed. mpmp), com os primeiros CDs de uma gravação integral da obra para tecla de Carlos Seixas. Integra ainda o conselho editorial da revista Glosas, dedicada ao património musical português e de cultura lusófona.

 

 

PROGRAMA

 

ANTONIO DE CABEZÓN (1510 – 1566)
Discante sobre la Pavana Italiana

 

FR. DIOGO DA CONCEIÇÃO (SÉC. XVII)
Tento de meio registo alto do 2.º tom accidental

CARLOS SEIXAS (1704 – 1742)
Sonata em Ré menor, K. 23 - adagio – giga: allegro – minuete
Sonata em Lá menor, K. XXII - [andante] – minuete
Sonata em Mi menor, K. 37 - allegro – adagio – minuete
Sonata em Dó menor, K. 15 - [andante] – minuete

[INTERVALO]

ANTONIO DE CABEZÓN
Diferencias sobre el Canto del Cauallero

 

PEDRO DE ARAÚJO (SÉC. XVII)
Obra de 1.º tom sobre a Salve Regina

FR. JACINTO DO SACRAMENTO (1712 – ?)
Sonata em Ré menor

 

PEDRO ANTÓNIO AVONDANO (1714 – 1782)
Sonata em Sol maior

 

FRANCISCO XAVIER BAPTISTA (? – 1797)
Sonata I em Sol menor (Lisboa, 1770) - allegro – allegro comodo con variazioni

 


SOBRE O CICLO «UM MÚSICO, UM MECENAS»

 

"Um Músico, Um Mecenas” é um ciclo de concertos de entrada livre organizado pelo Museu Nacional da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa.

 

Os concertos deste ciclo são autênticas viagens a este espólio, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais, que dão a conhecer os instrumentos através de concertos comentados e de uma contextualização histórica estendida, muitas vezes, ao repertório escolhido.

 

A interpretação, a necessária manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são fatores intimamente ligados e que resultam numa ação concertada entre o Museu Nacional da Música e os Mecenas do ciclo (músicos, construtores / restauradores e outros parceiros).

 

 

«UM MÚSICO, UM MECENAS 2016»

 

30 de Abril
Violoncelos de Joaquim José Galrão (1769 e 1781)
Raquel Reis e Martin Henneken
Sonatas para violoncelo e baixo contínuo de Francesco Geminiani (1687-1762)

18 de Maio
Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725) e piano Bechstein (1925)
Levon Mouradian e Marina Dellalyan
Schubert, Schumann e Manuel de Falla

 

25 de Junho
Viola da Gamba Pieter Rombouts (1.ª metade do séc. XVIII) e Cravo Antunes (1758)
Sofia Dinis e Flávia Castro
Música Europeia sem fronteiras

 

30 de Julho
Clavicórdios do séc. XVIII
José Carlos Araújo
Música Ibérica do séc. XVIII

 

6 de Agosto
Tiorba Matheus Buchenberg (1608)
Pietro Prosser (Itália)
Toccate e Partite - Musica per tiorba tra la Roma e la Bologna del Seicento

 

10 de Setembro
Violoncelo Dinis (1797) e Órgão Fontanes (1780-90)
Diana Vinagre e Miguel Jalôto
Bolonha 1689 - O despertar do violoncelo

 

1 Outubro
Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725) e piano Bechstein (1925)
Marco Pereira e Joana David
Beethoven e Brahms

 

22 de Outubro
Violino Galrão (1794), Violoncelo Galrão (1781) e Órgão Fontanes (1780-90)
Iskrena Yordanova, Ana Raquel Pinheiro e José Carlos Araújo 
Invenções e Paixões Barrocas 
Sonatas para violino dos sécs. XVII e XVIII de influência italiana

 

5 Novembro
Guitarra portuguesa de Kim Grácio (c. 1960)
Luísa Amaro
Carlos Paredes

 

19 Novembro
Violoncelo Lockey Hill de Guilhermina Suggia (c. 1800) e piano Bechstein de Luiz de Freitas Branco (1920)
Fernando Costa e Luís Costa
Luís de Freitas Branco, Luís Costa e Fernando Lopes-Graça

 

10 Dezembro
Violino Sanhudo (1867) e piano Bechstein (1925)
Daniel Bolito e Duarte Pereira Martins
Sonatas de Beethoven, Brahms e Prokofiev